Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Professor o senhor acha que existe alguma relação em ser ateu e ser Niilista? E se não for Niilista, é mais fácil ou difícil atacar e existência de Deus?
Há uma grande diferença nas concepções ateísta e niilista. O ateísmo considera que não exista Deus e o niilismo que não exista ética. Niilistas normalmente são ateus, mas nem todo ateu é niilista e pode haver niilista não ateu. Niilistas, em geral, consideram que, não existindo Deus, não há razão para se considerar nenhum padrão ético de comportamento e que tudo deve ser permitido, já que não há prêmio nem castigo além da vida por nada que se faça. Ateus não niilistas consideram que, mesmo não existindo Deus, o caráter gregário da espécie humana exige que se tenha algum padrão de comportamento de forma a preservar o bem da coletividade, que, afinal, redunda no bem de cada um. Algum niilista pode achar que haja algum deus, mas que ele não seria nem bom nem se importaria com o comportamento humano (ou de outro ser inteligente e consciente). Não faz diferença ser ou não niilista para argumentar contra a existência de Deus, mas, em minha opinião, a posição niilista confere um descrédito à pessoa, enquanto sendo-se ateu não niilista é-se mais respeitado, até por crentes. A razão é que o niilista não se importa com o bem dos outros, pautando sua vida pela satisfação de si mesmo apenas. E o caso do hedonista.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário