Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
É muito mais fácil a água arder no fogo do que encontrarmos a verdade sobre nós mesmos? Livre interpretação e justifique.
Como qualquer substância, dependendo da temperatura, a água pode ficar incandescente sim. Lá pelos dois mil graus célsius. Inclusive, água muito quente pode botar fogo em alguma coisa. Mas tem que estar a vária centenas de graus célsius e, portanto, gasosa. Como o vapor superaquecido das caldeiras.
Por outro lado, saber a verdade sobre nós mesmos não é tão difícil assim. Basta ser introspectivo, perspicaz e honesto. Observando-se a si mesmo e analisando seu próprio procedimento, como se fora outra pessoa, é-se capaz de vir a saber muito sobre si. Mas há que ser honesto para admitir as próprias fraquezas e não ter falsa modéstia (mas ter modéstia), para se reconhecer como se é e lutar para se melhorar. É bom, também, se valer da crítica sincera dos amigos e, principalmente, de quem nos nutre desafeto, talvez por nossa sinceridade. Vale muito ter boas noções de psicologia. Sugiro "O Livro da Psicologia" da Editora Globo e "Introdução à Psicologia" de Linda Davidoff (Makron).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário