quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Por favor, explique-me como funciona o tal "Capitalismo Pulverizado"?

Trata-se da divisão do capital entre muitos. Todas as empresas se tornam sociedades anônimas ou, se não, propriedade de seus trabalhadores. As pessoas todas deixam de ser empregadas e se tornam co-proprietárias de seus trabalhos. Mas podem o ser também de outras empresas. O governo fica, provisoriamente, com a regulamentação e o controle do funcionamento disso. Até que tal modo de ser passe a ser algo completamente assumido, o que demora centenas de anos. Então se pode ir acabando com a propriedade e o dinheiro, bem como com o governo e as fronteiras. A construção do anarquismo, vista de um prisma histórico, dentro de alguns milhares de anos, é uma coisa linda. É a evolução da humanidade da competição para a colaboração, da ganância para a generosidade, do egoísmo para o altruísmo, da malvadeza para a bondade, da inimizade para a amizade, da guerra para a paz. Uma situação de harmonia, fraternidade, igualdade, liberdade e felicidade globais. Sem pobreza, sem ignorância, sem doença, sem crimes. A saúde, a educação, a renda e a segurança estarão asseguradas não por nenhuma decisão ou poder estatal, mas pela própria disposição de cada um em trabalhar para isso. Tirando os casos de doenças mentais, que motivo haveria para qualquer crime se tudo é de todos e nada é de ninguém? Inclusive maridos e mulheres. Paralelamente a isso vai se implantando um espirito comunitarista e coletivista de compartilhamento de tudo, sem individualismo, sem residências e sem veículos particulares. Com tipos "apart-hoteis", restaurantes, lavanderias, centros de lazer, bibliotecas, ambulatórios, salas de computadores, cinemas, salas de televisões, piscinas, creches, escolas. Tudo coletivo, público e de graça. Pessoas trabalhando de graça em tudo isso. Uns pelo bem dos outros. Projetos maiores, como construções de rodovias, usinas elétricas, usinas de álcool, indústria aeronáutica, naval, automobilística e todas essas grandes seriam administradas por comitês "ad hoc" constituídos pelos interessados. Uma beleza. Sem brigas, sem competição. Mas o mais importante é a mudança de mentalidade. Por isso o anarquismo é, antes de tudo, não uma concepção política e nem o comunismo uma concepção econômica, mas psicológica, a ser desenvolvida pela educação continuada por várias dezenas de gerações, no mundo todo.

Um comentário:

As Muitas Vidas ... disse...

A impossibilidade de se ter uma sociedade organizada num sistema desse - comunismo ou anarquismo - decorre do fato de que a desigualdade é inerente à natureza humana.
Todos somos intrinsecamente desiguais em nossas ambições, aptidões, disposição, vontade, coragem, habilidades, capacidade, inteligência, etc, etc. Então, jamais seria possível a igualdade, conquanto seja possível ter um sistema que garanta direitos e oportunidades básicas para todos.
Numa sociedade liberal-democrata mais civilizada, essas condições, diferentemente das utopias, são muito mais viáveis.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails