Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
Professor, gostaria que o senhor pudesse diferenciar estes termos: Etnocentrismo de Racismo; Preto e Negro; Raça e Etnia. Quais destes são mais adequados para o uso no dia-a-dia?
Raça é puramente biológica, isto é, morfológica e genética, enquanto etnia envolve também características culturais, como costumes, língua e religião. Mas há etnias multi linguais e multi religiosas, bem como línguas e religiões multi-étnicas. E etnia não é bem cultura. Mas a diferença é sutil. A etnia envolve uma origem e uma continuidade histórica, bem como uma perspectiva de futuro de um grupamento de seres humanos. O que distingue, mesmo, é um elo de costumes compartilhados. Uma etnia pode abranger mais de uma raça, enquanto pessoas de mesma raça podem participar de etnias diferentes. Normalmente há uma correlação, mas nem sempre. O conceito de raça tem sido defenestrado porque pode induzir a preconceito. Mas eu entendo que prevaleça, isso não significando que nenhuma delas possua qualquer superioridade sobre as outras. O que pode acontecer é que algum aspecto, como resistência ou não a certas doenças pode ser maior em umas do que em outras, como acontece com a estatura, a compleição, o tipo de cabelo, a cor da pele, a cor da íris, a cor do cabelo, o repuxado dos olhos e várias outras. Mas não se verifica haver diferença na média de inteligência, por exemplo. Isso mostra que há diferenciação de características fenotípicas e elas são hereditárias. É lícito chamar isso de raça. O que não é lícito é fazer qualquer intolerância social com base nessas características.
Preto é o nome de uma cor e negro, que também designa a cor, já é o nome que se dá a pessoas de raças cuja pele seja bem escura, próxima do preto, se bem que não há ser humano com a pele verdadeiramente preta, como não há de pele verdadeiramente branca, nem amarela, nem vermelha. Note que há muitas raças que têm a pele dita negra ou preta. Uma pessoa é dita "negra" se pertence a uma raça que tenha a pela negra. Não vejo problema em chamá-la de preta, como não vejo problema em chamar uma pessoa de pele rosada ou beje de branca e uma de pele de tom castanho claro avermelhado de vermelha e nem de pele beje mais amarelado de amarela. Então Etnocentrismo é a consideração de que alguma etnia seja melhor do que outras e Racismo é o repúdio de alguém de uma raça em relação a outra raça. No dia a dia, há que se usar cada termo para o que se refere, em cada caso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário