Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
http://www.youtube.com/watch?v=HxJZni8-yKs por que a piscina não congela e o garoto ainda consegue pular na água tranquilamente?
Porque o calor que a água precisa perder para se congelar é muito maior do que o que o nitrogênio líquido é capaz de absorver, uma vez que a capacidade calorífica (produto da massa pelo calor específico) daquela massa de água é muito maior do que a da bacia de nitrogênio líquido. Digamos que a bacia tenha vinte litros e esteja na temperatura de ebulição do nitrogênio. Como a densidade do nitrogênio líquido é 707 kg/m³ e o calor de ebulição 5,58 kJ/mol, a ebulição dele todo consumirá 0,02m³ x 707kg/m³ x 5580 J/mol : 0,028kg/mol = 2.818.900 J de calor. Supondo que a piscina tenha 10 m³ de água a 20°C, este calor conseguirá reduzir a temperatura da água de 2.818.900 J / (4.190 J /kg°C x 10.000 kg) = 0,0673 ° C, insuficiente para que ela chegue a seu ponto de congelamento, que é de 0°C. Então o calor cedido pela água ao nitrogênio apenas o evaporará.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário