Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 12 de novembro de 2013
A causalidade é pressuposto científico, mas nós sabemos que algumas alegações ( Um tanto quanto cientificistas) dizem que a mecânica quântica observa eventos que não dependem da causalidade. Isso não seria um erro conceitual?Digo,a causalidade na física é uma condição pra ocorrência do fenômeno,não? Fábio
Não, absolutamente. Causa não é necessidade nenhuma. Pode haver e pode não haver. Geralmente ela é observada nas ocorrências macroscópicas mas, nas microscópicas, a maioria dos eventos não é efeito de causa nenhuma. Causalidade não é pressuposto científico nenhum. Essa noção da necessidade da causa surgiu pela observação dos eventos acessíveis à observação humana direta. Com o advento da física quântica e da observação dos eventos atômicos e nucleares se passou a verificar a existência de miríades de eventos incausados. Como a noção da necessidade de causa fora uma conclusão induzida e, na indução, um único contra-exemplo derruba a conclusão, viu-se que ela não era válida. O decaimento radioativo e a emissão de fótons por átomos excitados são os maiores exemplos cotidianos de incausalidade. Quase toda luz é emitida de modo incausado. A excitação é condição, e não causa. Um caso em que a emissão é causada é o da luz laser.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário