Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 12 de novembro de 2013
Acredito , que Deus foi criado para dar um conforto ao homem,um conforto de que suas ações tenham um significado maior tanto as ações boa e ruins vieram de um Deus que sabe o que faz.
Penso que não. Isso foi uma concepção posterior. A noção de deuses surgiu na humanidade para explicar o inexplicável. O homem primitivo observou que os eventos tinham um agente, geralmente uma pessoa ou um animal. Quando não o identificavam, consideravam que havia algum, invisível. Se o evento era formidável, como um raio, ou uma enchente, esse agente teria que ser muito poderoso. Dai ter surgido a noção dos deuses responsáveis por cada tipo de ocorrência. Deus da fertilidade, do trovão, da morte e assim por diante. Num estágio bem mais avançado, já quase no início da época histórica é que se cogitou de um deus para criar o Universo. Muito mais tarde ainda a noção de um único deus. Mesmo antes disso, surgiu a noção de propiciar aos deuses favores para que eles atendessem às necessidades humanas, já que eram poderosos, isto é, mágicos. Essa noção de consolador, para mim, é mais tardia ainda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário