Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Ao se dizer ateu, você está afirmando que um universo irracional criou seres racionais como nós? Isso é uma contradição lógica? Marcos Farias
O universo irracional não "criou" seres racionais. Os seres racionais "surgiram" como evolução a partir de seres menos racionais. Isso é o comportamento da natureza e ele não tem nada de "lógico". A natureza, absolutamente, não é lógica. Lógica é um construto humano. É uma disciplina do raciocínio. Fenômenos naturais não têm o menor compromisso de serem lógicos. Mas o fato da mente e a racionalidade terem surgido de um sistema orgânico mais primitivo não se configura em nada "ilógico". Em que aspecto seria? Racionalidade nada mais é do que complexidade neurológica. E essa complexidade veio crescendo na escala evolutiva, desde uma bactéria até o ser humano. Os outros seres vivos, no caso, os animais, também têm graus variados de racionalidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário