Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
http://ask.fm/wolfedler/answer/54026446109 Mas isso seria apenas transmutar-se p/ uma perspectiva ñ-linear de natureza, onde suas ações seriam determinadas por eventos em cadeia de um meio "caótico", ñ? A LIBERDADE de escolha é a q independe d agentes externos ao corpo - o qe,ainda assim, ñ é o caso Elan Marinho
Incerteza não é o mesmo que não linearidade. Inclusive a incerteza quântica presente na equação de Schrödinger é linear. A equação é, até, determinística, sendo o sexto postulado da Mecânica Quântica. Mas o quarto postulado estabelece que os valores das grandezas são dados por meio de probabilidades de ocorrência, calculadas a partir da função de onda, que, na interpretação de Copenhagen, não é uma grandeza observável. A teoria do caos já é macroscópica, determinística e não linear. A Física Estatística não é determinística e pode ser clássica ou quântica. Cada uma dessas teorias se aplica a diferentes contextos da realidade. Mas, sem a incerteza quântica, mesmo as probabilidades da física estatística são decorrentes de princípios determinísticos, de modo que tudo, no Universo, iria evoluir de uma forma totalmente pré-determinada. Não haveria liberdade nenhuma. Só pode existir liberdade de escolha se não houver determinismo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário