Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 12 de novembro de 2013
Se Deus não existisse, seria necessário inventá-lo. (Voltaire) O que acha desta frases, Ernesto? Poderia explicar? Pablo Antunes
Discordo totalmente. O que Voltaire queria dizer é que a noção de Deus seria necessária para dar sentido ao mundo e à existência. Mas a questão é que nem o mundo nem a existência têm sentido e nem precisam ter. Tudo o que existe poderia não existir. Não há razão nem propósito para nada. Nós é que, como temos inteligência, buscamos razão e propósito, e é bom acharmos um para cada um de nós, para apaziguar nossa consciência. Mas a vida existe apenas para ser vivida. Ela é a razão de si mesma. Por outro lado a existência de Deus traz uma séria de complicações filosóficas e científicas praticamente impossíveis de serem resolvidas. O melhor é que não exista mesmo, como é o fato. Sem contar que proclamar a existência de Deus é enganar as pessoas, principalmente na concepção teísta, com a possibilidade do atendimento de preces e de uma vida eterna que não existem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário