terça-feira, 10 de dezembro de 2013

adoraria ter um mestre como voce, garanto que teria a certeza, de que sairia preparado para qualquer vestibular. Muito inteligente, e o modo de ensinar do senhor (ao que me parece) é perfeito para as nossas necessidades. parabéns.‎ Raelson Hipolito

Minha experiência de mais de 40 anos de magistério, mais de 20 mil aulas para quase 5 mil alunos me mostra que os que passam nos vestibulares não são os que sabem macetes, mas os que sabem a matéria. Esses passam da primeira vez e nem fazem cursinho. Mas são alunos que gostam de estudar desde o infantil. Assim, acho que a maior missão do professor é despertar o deslumbramento pelo conhecimento, pelo menos de sua matéria. A gana de saber, não apenas o necessário, mas muito mais. Quem sabe além do que precisa, garante o que precisa com tranquilidade. A pergunta mais idiota que alguns alunos fazem é: "Cai no Vestibular?" Se você diz que não ele retruca que não quer saber. Ora, o conhecimento é um todo que precisa ser dominado em bloco. Por outro lado, há muito assunto que cai no vestibular que não acrescenta nada no conhecimento de física como a ciência básica da natureza. Só é necessário para quem for ser técnico no assunto. Por exemplo, equilíbrio de barras, escalar termométricas, balanceamento de trocas de calor, associação de resistores e capacitores, espelhos e lentes. Outros assuntos, de importância mesmo, são deixados de lado, como momento angular e sua conservação, relatividade restrita, fluxo de campo elétrico e magnético, polarização da luz, ondas eletromagnéticas, eletrônica, física quântica, física atômica, física nuclear, física da matéria condensada, física estatística, cosmologia, astrofísica. Isso tudo pode ser visto se não se perder tempo com muitas aplicações que só interessam para quem for ser engenheiro ou físico. Mas esse que eu citei são imprescindíveis para se compreender como é o mundo em que vivemos.

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