Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
Mas Allende foi eleito com apenas 36% dos votos; o Chile é o melhor país sul-americano hoje devido ao governo neo-liberal de Pinochet, ou não? Daniel
O regime de Pinochet fomentou o capitalismo chileno, que propiciou um aumento da riqueza da nação. Isso não significa que, por isso, tenha sido "melhor", por dois motivos. Essa riqueza foi produzida às custas de um estado policial e terrorista sobre uma parte considerável da população. Pesando os dois fatores eu acho que foi pior, para o todo do povo. Só foi melhor para os capitalistas e para os assalariados que aproveitaram do fato. Mas todo bem obtido às custas de um mal impingido a outrem não é ético. E a ética é superior à riqueza, em termos de valor humano. Ainda mais uma riqueza não distribuída. Segundo que não se pode saber se, sem o Pinochet, o Chile também teria prosperado da mesma forma. Para mim nenhum regime ditatorial, nem de direita nem de esquerda se justifica, qualquer que seja o benefício que ele possa trazer. Isso é uma questão de princípio diametralmente oposto a considerações pragmáticas e positivistas. Os fins, absolutamente, não justificam os meios.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário