Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
Sabemos o Big Bang é o início da expansão do universo, mas seria também o início do universo? Ou pode ser que antes havia alguma coisa que não estava em expansão? Felipe Fernandes
Não há dados suficientes para saber se o conteúdo que começou a se expandir no Big Bang já estava lá, imutável, ou se surgiu naquele momento. Se já existia, também existia o espaço que o continha, mas não o tempo, pois ele não se alterava e o tempo advém das alterações no estado do Universo, como o espaço advém do conteúdo que o preenche. Em minha opinião o surgimento se deu então. Não havendo nada antes, nem tempo, nem espaço (mesmo vazio), nem conteúdo. Nem "antes". Se o Universo for infinito ele assim já surgiu, mas se não for, nesse surgimento ele teria um volume muito pequeno, mas não nulo. A questão é que não se sabe o quanto de universo existe além do limite observável, se ele for finito. Pode até ser que o universo observável seja maior do que o universo todo, já que, sendo ele finito, será espacialmente curvo e pode ser que se veja além porque a luz encurvada tenha dado mais de uma volta em torno dele. Mas, ao que parece, ele é infinito. No caso de ser finito, pode se considerar a possibilidade do conteúdo que começou a expandir ter provindo da contração de um ciclo anterior num chamado Big Crunch. Mas se for infinito isso está descartado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário