Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
Professor, o que acha da matemática? Acha que todo mundo deveria fazer uma graduação em matemática? Sem a matemática acha que o mundo seria como é hoje? Eu vejo que a matemática nos deixa com um raciocínio fantástico e isso nos ajuda intelectualmente até com outras matérias. William William
Acho que a Matemática é uma boa temática. Mas não acho que seja preciso que todos façam graduação em Matemática. Todavia acho que o Ensino Médio já deveria incorporar noções de limites, derivadas, integrais e séries. Isso é tranquilo e demandaria apenas um semestre. Desde que se abolisse o ensino revisional para vestibular (e ENEM) que é dado. Assim o conteúdo atual do Ensino Médio passaria para cinco semestres, deixando o sexto para Cálculo Infinitesimal. Basta correr um pouco com a matéria. Se a exigência for rigorosa, os alunos dão conta, porque, senão, ficam reprovados. O importante é que os professores privilegiem o raciocínio em relação às aplicações (sem esquecê-las, contudo). As provas precisam exigir demonstrações de teoremas inéditos, não feitas em classe, para que os alunos treinem o raciocínio. Em todas as áreas. E fazer muito uso de exemplos abstratos, isto é, com valores literais das medidas e outras grandezas. Mas, também, fazer problemas com valores reais de dados, isto é, que sejam "quebrados", com decimais, conversão de unidades e tudo isso. Assim os estudantes se familiarizam com a vida real, onde a aceleração da gravidade não é 10, mas 9,79, por exemplo, dependendo do local. Outra coisa interessante é resolver problemas textualmente, sem uso de simbologia, com palavras em texto corrido. É um ótimo exercício de lógica, além de treinar redação. Matemática é essencial para a vida de quem quer que seja, não importa em que vá atuar profissionalmente. A maior utilidade é ensinar a pensar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário