Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
Por que uma revolução que defendia a liberdade, a igualdade e a fraternidade levaram ao terror? lutar pelo ideal de igualdade pode levar a violência? Eduarda Barboza
Porque elas (a francesa e a comunista) foram dominadas por pessoas sedentas de poder que viram uma oportunidade de consegui-lo liderando as revoluções. Essas pessoas podiam até querer a derrubada das classes opressoras, no caso a aristocracia francesa e russa, não para doar o poder ao povo, mas para tomá-lo para si. Esse é o grande perigo das revoluções. O poder tem que ser tirado dos opressores por meio de reformas obtidas por pressões sociais, mas não por revoluções. Porque as reformas se institucionalizam na normalidade, enquanto as revoluções são sempre situações de exceção, que precisam ser brutalmente controladas por seus vencedores, para não serem derrubados, pois, não só os vencidos, mas o próprio povo para quem elas teriam sido feitas, querem sua derrubada e farão de tudo para que assim se dê.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário