Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
O livro de lições de física do Feynman não é muito acima da física do Ensino médio? Sempre ouvi falar muito bem dele. Filipe Ronzani
Não é para o Ensino Médio. É em nível de Física Geral para os anos iniciais de um curso de graduação em Física ou Engenharia. Mas é mais avançado do que os que se usam por ai, que são o Halliday, o Sears-Zemansky ou outros equivalentes. Para o Ensino Médio eu recomendo o Hewitt ou o Jay Orear. Mas acho que este último está esgotado. São volumes únicos. São livros para se aprender Física mesmo e não para preparar para o ENEM e para vestibulares. Outro excelente, para o nível médio, em quatro volumes, também esgotados, é o PSSC. Lecionei por ele durante oito anos na EPCAR, em Barbacena, de 1968 a 1975. Até hoje não achei um melhor, em nível de segundo grau. Lá, também, víamos o 5º volume, que não foi traduzido do inglês, chamado "Tópicos Avançados", em que se estudava, no segundo semestre da terceira série, momento angular, relatividade restrita, física quântica, física atômica, física nuclear, física do estado sólido e física estatística. Isso eu venho me batendo para ser incluído no ensino médio do Ministério da Educação há mais de 40 anos, em vão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Obrigado! :D
Postar um comentário