Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
Professor, quanto a vida: Como aconselhar e explicar de maneira simples e não tão técnica, para uma garota que, por exemplo, acredita que temos de ser felizes ou que precisamos encontrar uma especie de real sentido para a vida - como destino e afins - e que acaba por si ficando triste? Trickster "Tricks" Tricky
Nós não "temos" que ser felizes. Nós "queremos" ser felizes, porque a felicidade é o bem que não é condição para a obtenção de nenhum outro que lhe supere. Assim, se somos felizes, não precisamos de mais nada. E a felicidade não é algo que se alcance por ser buscada. Ela é um brinde que ganhamos por vivermos em função de fazer o bem. Se a vida não tem um significado extrínseco e se almejamos que tenha algum, nós é que temos que lhe dar. E o maior significado que podemos dar a ela e vivê-la de forma que possamos sentir que o mundo está ficando melhor porque existimos. Isso se alcança quando nos dedicamos a fazer o bem. Nada mais gratificante. Nem riquezas, nem prestígio, nem glória, nem poder, nem fama, nem honra. Cada pessoa que encontre o modo com que fará sua vida ter significado. De minha parte, me propus a trabalhar para exterminar as trevas da ignorância e difundir a luz do conhecimento e o hábito de pensar. Isso venho fazendo com minhas atividades de magistério e, agora, de divulgação pela internet. Ver que sua ação está surtindo efeito é fonte de grande alegria e felicidade. Além disso, outra grande fonte de felicidade é espargir o amor o máximo que se conseguir, sem condições, sem reservas e sem exigência de reciprocidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário