Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
Qual a importância da Matemática para o ensino de Física? Durante o Ensino Médio, tive alguns professores que abdicavam da teoria em favor do raciocínio lógico? Acredita que a teoria deveria ser melhor trabalhada, em relação a somente resoluções de problemas? Henrimar Müller
A Matemática é a linguagem descritiva da Física, de modo que precisa ser dominada. Mas o entendimento e a compreensão da teoria são mais importantes do que a habilidade em aplicá-la em situações reais, mesmo que isso também seja importante. Inclusive porque, sem saber a teoria não se sabe como aplicá-la. O que leva alguns professores a passar rápido pela teoria e dispender mais tempo com exercícios e problemas e a pressão de ter que passar no ENEM e nos vestibulares. O que eles não sabem é que, entendendo a teoria em profundidade e abrangência, se resolve qualquer problema que aparecer, mesmo que não se tenha treinado (mesmo assim é bom treinar alguns, mas não precisam ser muitos). Muitos professores apresentam fórmulas sem que os alunos entendam de onde elas saem, onde se aplicam, em que circunstância valem e não valem e assim por diante. Isso é prejudicial para o aprendizado, pois se aparecer uma situação que não tenha sido objeto de nenhum problema visto, o aluno não sabe resolver. Mas quem sabe a teoria bem, resolve. Sempre agi deste modo, não só quando estudante, mas, principalmente, como professor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário