Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 31 de março de 2014
Dizem que as religiões possuem o que há de mais elevado em termos de conhecimento e sabedoria. Concorda? Na sua opinião, o que é de fato, um "ser profundo"?
Não concordo. O que há de mais elevado em termos de conhecimento e sabedoria é a Filosofia. O que as religiões possuem de elevado é porque elas também têm aspectos filosóficos. Mas elas possuem componentes não filosóficos que não são válidos, que são os seus aspectos sobrenaturais. Elas invocam a existência de uma suposta realidade não natural e não meramente conceitual que não existe e levam as pessoas a atribuírem valor ao relacionamento com tais entidades. Isso é um engodo, uma ilusão. Não é bom que se paute a vida por fatos e seres ilusórios. Uma pessoa de grande elevação (ou profundidade, dependendo da interpretação da palavra) é aquela que se ocupa com temas de de alta relevância e significado em termos do bem geral. Aquela cujos pensamentos e ações se voltam para beneficio global e não pessoal. Que aprimora suas virtudes, buscando a sabedoria, que é o discernimento de saber como proceder às melhores escolhas em suas decisões, com o fito em promover a maximização da felicidade, da justiça, da satisfação, da alegria, do prazer, da prosperidade, e de tudo de bom para o maior número de seres. Nisso ela se empenha em ter o máximo de conhecimentos e habilidades, para que possa usá-los em proveito de todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário