quarta-feira, 5 de março de 2014

Mas me diz de onde o senhor tirou essa definição risível de que fé não pode ser racionalmente justificada? Qualquer dicionário do mundo irá definir fé e confiança ou fidelidade como sinônimos. Sendo fé uma confiança, não há contradição alguma em dizer que ela pode ser justificada racionalmente‎

Se você considerar que fé também signifique confiança, então está tendo uma segunda acepção semântica para a palavra fé. Infelizmente a aplicação entre significantes e significados não é bijetora. Há palavras com mais de um significado e há significados com mais de uma palavra. Então se teria (como admito que possa se ter, além de outros significados):
Fé (1) - Crença sem justificativa
Fé (2) - Confiança
Note que os dois significados são completamente distintos. O primeiro é contrário à razão e o segundo não, Quando a fé, como crença, tenha justificativa, não é fé. E quando a fé, como confiança, não tenha justificativa, não é confiança.
Em resumo, entendendo-se fé como confiança, isso tem justificativa racional, Mas isso não se estende ao primeiro significado de fé.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails