segunda-feira, 31 de março de 2014

Por que o senhor prefere a infelicidade e a verdade plena, do que a ignorância e a felicidade?

Porque eu detesto a ignorância para mim. Quero saber tudo sobre tudo. Se eu vier a saber que fui enganado, mesmo que a ignorância tivesse me deixado feliz, eu ficaria imensamente aborrecido. Além disso, acho que a verdade é um bem mais elevado do que a felicidade. Essa é a minha concepção de valores. Prefiro ser infeliz por saber a verdade sem a menor sombra de dúvida. Mas eu não penso que a verdade traga infelicidade. Por exemplo, se eu contrair câncer, quero saber do fato, de minha expectativa de vida. Tudo para me preparar para morrer no tempo que me resta. Saber que a morte é o fim definitivo de minha consciência, por exemplo, não me traz infelicidade nenhuma. Acho tranquilo aceitar isso. Muito melhor do que ser iludido de que teria uma alma que teria uma vida eterna após a morte de meu corpo, mesmo que fosse no céu. Porque seria uma mentira. Se fosse verdade, seria interessante e, quando eu acreditava nisso, queria morrer logo, para ir para o céu.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails