Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 5 de março de 2014
Professor, você acha que o espaço é infinito mesmo, ou existira uma espécie de limitação tipo uma parede no escuro longe de qualquer galáxia?
Isso não é uma questão de achar ou deixar de achar. É um dado inferido a partir do cotejo entre os parâmetros da densidade de massa e energia de todo o conteúdo do Universo e da aceleração de sua expansão. O resultado, em face dos mais recentes dados disponíveis, indica que o Universo seja infinito no espaço e eterno para o futuro. Todavia, mesmo que ele fosse finito, espacialmente falando, não haveria uma "parede", pois, então, ele teria uma curvatura espacial positiva. Isto é, suas três dimensões espaciais seriam encurvadas, de modo a se fecharem sobre si mesmas, do mesmo modo que as duas dimensões de uma superfície esférica o são. Isto é, como a superfície de uma esfera, mesmo sendo finita, não tem limite, assim seria o espaço tridimensional do Universo. Indo-se sempre para frente, voltar-se-ia ao ponto de partida, por trás.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário