Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 15 de abril de 2014
Não acha que isso negócio de direita, esquerda é apenas uma coisa só? Acha que poderiam planejar outra forma de governo, ideologia? Uma forma diferente das de hje em dia. Se pudesse ditar um esquema de governo, como seria esse esquema?
Não é a mesma coisa não. A direita considera as desigualdades justas e necessárias. A esquerda considera as desigualdades injustas e desnecessárias. A direita, mesmo democrática, cultiva a existência de classes sociais. A esquerda considera que não davam haver. A direita é capitalista, isto é, considera que há quem detenha o capital e quem trabalhe por salário. A esquerda considera que ou todos são assalariados e empregados do governo, que detém todo o capital, no socialismo, ou que ninguém seja assalariado, sendo o capital dividido por todos, no verdadeiro comunismo (que nunca existiu, pois os países que se diziam e dizem comunistas não o são, mas socialistas). Não há relação entre direita e esquerda e democracia e autocracia. Uma e outra tanto podem ser de esquerda quanto de direita. A Social-Democracia é de esquerda. A autocracia da Arábia Saudita é de direita. O melhor esquema de governo é a sua ausência. Mas isso requer um elevadíssimo grau de civilização, que ainda não existe. Até que se chegue lá, sou a favor da Social-Democracia, isto é, uma democracia de esquerda, mista de capitalista e socialista. Como acontece nos países escandinavos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário