domingo, 13 de julho de 2014

E gostaria de saber também sobre sua atuação como educador, acha que da pra exercer uma prática que seja realmente transformadora, que seja transgressora ao tradicionalismo e conservadorismo? Acha que da pra trabalhar princípios de uma Educação Libertária?

Dá. Mas você tem que ser muito bom para poder afrontar o sistema de modo altaneiro e sem ser criticado. Porque quem não segue o padrão geral só é respeitado se tiver um desempenho excelente e superlativo. Se for só bom vai ser muito criticado, perseguido, tolhido, sabotado. Então, não só tem que ser um professor de algo gabarito como, também, ser uma pessoa de grande traquejo social e administrativo, além de alguém que se imponha e se faça respeitar, sem medo de represálias e sem se rebaixar, estando disposto a ser demitido em nome de suas convicções. Aí consegue, até, levar o resto dos professores a agirem de forma libertária também. E ser admirado e querido pelos alunos, sem se fazer de "bonzinho", que não exige nada, não dá reprovação e deixa eles fazerem bagunça. E o que é ser um professor libertário? Para começar é aquele que não ensina, mas provoca a aprendizagem. É aquele que não se atém ao tempo da aula como o tempo de aprendizagem. É aquele que, além de passar conhecimentos, e bem passados (isto é, significativos, garantidos e consolidados), desenvolve habilidades de usar esse conhecimento para transformar o mundo, habilidades de construir o conhecimento, habilidades de examinar, refletir, criticar e contestar, se for o caso. Que não só instrui, mas forma o caráter, desenvolve a inteligência, a sensibilidade, a vontade, a personalidade. Que discute sua matéria, mas também valores políticos, éticos, estéticos, sociais, culturais e de toda ordem. Que se afirma assertivamente perante a turma mas que é aberto a críticas, a reivindicações, a revisões. Que dá o braço a torcer quando reconhece o erro, mas que erra pouco, de modo a conquistar a confiança da turma. Que é amigo dos alunos, mas não "amiguinho" de folguedos. Que sabe se fazer respeitar e ser amado ao mesmo tempo. Que auxilia os alunos e os defende em suas justas reivindicações. Que lhes é um conselheiro de vida, em quem podem confiar. Isso é ser um verdadeiro professor. Quem não tem a menor preguiça, que é pontual, assíduo, expedito, responsável, cordial, dedicado, criativo, empreendedor, inovador. Que faz diferença e que será lembrado com carinho pela turma pelo resto da vida. Sem compactuar com a procrastinação, com a indolência, com a negligência, com a indisciplina. Que sabe que conceder liberdade não é admitir o desleixo, a falta de compromisso. Em suma, uma pessoa de bravura e caráter. Esse professor pode transgredir as tradições nefastas e promover uma renovação de métodos, de conceitos, de posturas e obter sucesso em formar, educar e instruir seus alunos, preparando-os para uma vida fecunda e transformadora. Leia isto:

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