terça-feira, 2 de dezembro de 2014

1.Todo o evento é causado. 2.As nossas ações são livres. 3.Ações livres não são causadas. Acontradição nessas frases pode demonstrar a inexistência do livre-arbítrio,se irmos mais a fundo e pesquisarmos na neurociência ou psicobiologia da evolução,podemos constatar que nenhuma ação humana é livre‎ Gorick Não é verdade que todo evento seja causado. Exatamente isso, a par do indeterminismo, isto é, do fato de que um evento que seja causa pode produzir diferentes efeitos nas mesmas circunstâncias, fatos que são fundamentais na descrição quântica da realidade, é que possibilita a existência do livre arbítrio. A aparência de causalidade necessária para todo evento se dá porque os eventos a que temos acesso direto são eventos macroscópicos, resultantes da composição de um imenso número de eventos microscópicos e isso faz com que a probabilidade se concentre tanto que dá a aparência de determinação. 14 dias atrás6 pessoas curtiram isso Você concorda com essa linha de pensamento: http://i.imgur.com/gz31HIA.jpg ?‎

Para mim há propostas tanto vermelhas quanto azuis que são corretas e incorretas. Essa lista está muito maniqueísta. Eis o que acho correto:
Nem o estado é dono de tudo nem o fruto do seu trabalho é só seu. O fruto de seu trabalho é, na maior parte, seu, mas em certa parte é para o bem geral da sociedade. Isso, por enquanto, é feito pelo estado, a partir da coleta de impostos.
Nem altos impostos para manter o estado nem poucos impostos para favorecer o povo, mas um nível razoável de impostos para que o estado possa propiciar benefícios a todos, inclusive para quem não tenha dinheiro para obtê-los de modo particular, como para educação, saúde e previdência.
Acho que o uso de armas deve ser restrito às forças policiais apenas mesmo.
Todo mundo possui direitos, tanto vítimas quanto bandidos, dentro de um estado de direito. Mas os bandidos têm que pagar por sua bandidagem, com direito à defesa. E as vítimas têm direito à proteção do estado.
Tanto a vida quanto o aborto são direitos. O que se precisa é estabelecer as situações em que se pode ou não fazer aborto.
As religiões são o ópio do povo mesmo. Mas têm que ser respeitadas, enquanto o povo desejar fazer uso desse ópio.
Os valores familiares precisam ser respeitados. Mas não naquilo em que sejam preconceituosos, como em relação às famílias de pais homossexuais ou a famílias poligâmicas. Nisso têm que ser reformados.
A liberdade, certamente, está acima do estado. Inclusive a liberdade da união homossexual e poligâmica. Como a liberdade de opinião, de crença, de ideologia, de locomoção (até para o exterior), de escolha da profissão. Mas não a liberdade de opressão, de coação, de intimidação, de corrupção e outras do tipo.
A oposição faz parte da democracia sim.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails