Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 2 de dezembro de 2014
Um outro problema: não dá para dizer que a soma dos racionais ou inteiros é 0. Mesmo eles sendo conjuntos contáveis, a soma pode convergir para valores diferentes dependendo da ordem das parcelas já que estamos falando de séries condicionalmente convergentes.
Isso é uma questão de se escolher a forma mais representativa de proceder à soma, ou seja, de coletar os termos do somatório. Claro que a soma dos inteiros é oscilante entre zero e o valor do último elemento do somatório. Mas se se fizer um somatório não sobre os inteiros individuais, mas sobre os pares "n" e "-n", ela será convergente para zero, inclusive porque a soma até qualquer termo será sempre zero. E essa escolha é mais representativa do conjunto dos inteiros do que uma escolha que some os inteiros individualizados. O mesmo se pode fazer com respeito aos números racionais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário