Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 12 de março de 2015
Entre o Capitalismo e Comunismo,você escolhe o Comunismo.Mas de verdade você é Anarquista.Qual é o problema do Comunismo,pra você?
Anarquia é uma concepção política, Comunismo é uma concepção econômica. Há outras concepções políticas, como democracia ou autocracia. E há outras concepções econômicas, como capitalismo e socialismo. Em princípio pode haver qualquer combinação entre as possibilidades das duas categorias, exceto socialismo anárquico, pois o socialismo requer um governo. Sou a favor do comunismo anárquico. Não concordo com o capitalismo, mesmo anárquico. E nem com a autocracia, seja capitalista, seja comunista. Um socialismo democrático, hibridado com o capitalismo é viável como uma fase transitória para o comunismo anárquico. O socialismo autocrático que vigorou na União Soviética é péssimo. Não vejo problema no comunismo. O que acontece é que se chamou, erroneamente, de comunismo o socialismo autocrático da União Soviética. No comunismo, os trabalhadores não são empregados do governo, como no socialismo. Eles são seus próprios patrões, não havendo empregado nenhum. O comunismo pode ser autocrático, democrático ou acrático. Não concordo com o autocrático. Mas admito o democrático, preferindo o acrático. Isso é que é o ideal para a humanidade. O capitalismo não é bom em nenhuma forma política. Note que não haver capitalismo não significa não haver capital e sim que ele não está nas mãos de uma classe que tem outra como sua empregada assalariada e sim distribuído por toda a sociedade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário