Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 19 de novembro de 2015
Professor, antes de você morrer, tenha o seguinte em mente: eu me esforçarei para continuar o trabalho que você começou, que é o de oferecer conhecimento com amor, sabedoria e vontade de elevar o bem-estar da humanidade e erradicar a ignorância. Em breve serei também um excelente professor. Prometo.
Fico contente em ler isso. Meu propósito é, justamente, suscitar na juventude esse tipo de vocação, de ideal, eu diria mesmo, de missão: De consertar o mundo para que ele se torne o que eu disse. O que é preciso é fomentar essas ideias e criar uma corrente de pessoas que pensem assim e ajam nesse sentido. Mas de um modo não institucionalizado. Não uma sociedade, não uma religião, não um partido político, não uma ideologia, não uma corrente filosófica rígida. Mas uma corrente de ideias, sem organização, sem estatutos, sem regulamentos, sem diretoria, sem filiação, sem nome, sem mensalidades, sem contabilidade. Pessoas que se unam espontaneamente para discutir, para agir, sem líder. Tudo de comum acordo. Sem que divergências de opinião se transformem em dissidências. Há uma ideia central de igualdade, de fraternidade, de irmandade, de liberdade, de solidariedade, de compartilhamento, de desprendimento, da colaboração, de ajuda, de congraçamento, de alegria, de bondade, de justiça, de amor, de honestidade, de verdade, de vontade, de união, de esforço, de dedicação, de bravura, de coragem, de ternura, de inteligência, de compreensão, de curiosidade, de ceticismo, de tolerância, sem preconceito, sem ciúme, sem cobiça, sem ganância, sem maldade, sem crueldade, sem tapeação, sem mentira, sem inveja, sem vaidade, sem soberba, sem preguiça, sem prevaricação, sem ostentação. Mas sem humildade falsa, sem fingimento, sem bajulação. De modo modestamente assertivo, como tem que ser: nobre, valoroso, firme, brilhante, ousado, destemido, altivo. Esse será o exército sem nome e sem general dos seres humanos que, esses sim, vão redimir a humanidade de todas suas mazelas e instaurar a sociedade ideal, próspera, justa, fraterna, jovial, aprazível e feliz para todos, sem exceção. Que cada um faça a sua parte com todo o empenho e satisfação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário