Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 21 de setembro de 2016
Não sei se você é a melhor pessoa para me responder, mas a mais inteligente que eu conheço, professor poderia me dizer o que é gênero? Ele é realmente definido biopsicossocialmente e não apenas socialmente como a maioria das pessoas pensam? 03/02/2016
Há controvérsias. E isso, inclusive, para mim, é uma das razões pelas quais a sociologia e a psicologia são protociências. Elas ainda não possuem um esquema bem definido de conceitos e definições, bem como das relações entre eles e elas. No meu entendimento o gênero é um conceito social que se atribui à pessoa em razão de seu comportamento social em concordância com o que a sociedade, em dada época, local e estrato social, espera que aquele gênero apresente. Claro que esse comportamento se baseia, fundamentalmente, mas não exclusivamente, no sexo biológico, uma vez que a criança é criada na família para se amoldar ao comportamento do gênero correspondente a seu sexo biológico de nascimento. Mas há situações, de fundo biológico mesmo, em que a estrutura neurológica do cérebro não é compatível com a estrutura genital apresentada externamente. Ou, pelo menos, não completamente compatível. Isso faz com que a pessoa exiba comportamentos afins aos que são considerados próprios do gênero oposto ao sexo genital. De minha parte eu acho que só se deveria considerar um gênero: o gênero humano. E que as pessoas se comportem tanto como se esperaria do gênero masculino quanto do feminino, com prevalência de um ou de outro, mas sem nenhuma rejeição social a qualquer comportamento seja ele tido como pertinente ou não pertinente ao que seria esperado para tal ou qual gênero. Inclusive, para mim, os papéis sociais das pessoas na sociedade têm que ser completamente independentes do sexo o do gênero a que pertençam, exceção feita apenas aos atos de gestar, parir e aleitar. Em suma, socialmente, para mim, só existem pessoas humanas e elas são indistintas para todos os efeitos, exceto para aqueles estritamente relacionados à função reprodutiva.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário