Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 5 de maio de 2017
O que o professor acha do niilismo? Diante de tantos questionamentos, venho-me a simpatizar com as premissa de Niet..embora o terreno seja perigoso, em suma, acalmou algumas inquietações, p/ fazer surgir outras dúvidas. A filosofia afinal, é isso..
Niilismo é a negação de valores de toda ordem: éticos, estéticos, políticos, metafísicos e por aí vai. Para mim isso não tem cabimento. Uma coisa é considerar que existem valores equivocados que precisam ser mudados, outra é considerar que não se deve ter valor nenhum para nada. Considero que a vida boa para todos necessita que as pessoas prezem e pratiquem valores e virtudes pessoais e sociais, como justiça, honestidade, solidariedade, compaixão, diligência, tolerância, coragem, bravura, sinceridade, assertividade, bondade, amizade, amor e muitos outros, até mesmo elegância, cortesia, bons modos. Discordo de Nietzsche quanto a isso. Como discordo de valores incorretos para serem tidos como balizadores do valor pessoal de alguém, tipo a beleza, a inteligência, a riqueza, a simpatia, a fama, a cultura, a força. Claro que são valores válidos. Só que uma pessoa não é melhor do que outra por ser mais bonita, mais inteligente, mais rica, mais simática, mais famosa, mais culta, mais forte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário