Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 16 de março de 2018
a teoria do big bang está comprovada. mas dizer que está comprovada quer dizer demonstrada logicamente? e prova é algo mais forte que evidencia?
Uma explicação científica é considerada uma teoria quando ela possui fortes argumentos, evidências ou comprovações de sua validade. Senão é considerada uma hipótese, isto é, uma proposta de teoria. Essas comprovações podem ser lógicas, mas, em última instância, têm que se basear em fatos fenomenológicos e não lógicos, a partir dos quais, inferências lógicas podem ser tiradas. Na linguagem comum se diz, equivocadamente, que uma "teoria", é uma hipótese, enquanto que a teoria é chamada, coloquialmente, de "fato". Em cosmologia e astrofísica, as coisas não são tão nítidas, porque seu objeto de estudo não é acessível a experimentação e verificação direta, da mesma forma que em paleontologia e antropologia. Então se precisa valer de indicações indiretas. Se elas forem suficientemente robustas, a proposta de explicação adquire o estatuto de teoria. Esse á o caso da Teoria do Big Bang, bem como da Teoria da Evolução, a da Inflação Cósmica e outras da ciência. Algumas ainda não possuem esse estatuto, como a da abiogênese de Oparin-Haldane, a das Super-cordas, a das Pontes de Einstein-Rosem e outras. Note, contudo, que a Teoria do Big Bang não é uma teoria sobre a origem do Universo e sim sobre sua expansão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário