Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 16 de março de 2018
Eu não consegui entender o que seria a Teodiceia, seria a ''ciência natural'' que estuda deus? Em que se diferenciaria da Ontologia?
Teodicéia não é uma ciência natural. É uma parte da Metafísica e, portanto, da Filosofia. Mas não é Ontologia. Ontologia estuda os seres e os entes. Todos. Nisso também engloba Deus. Mas não especificamente. A Teodicéia, por outro lado, se dedica, especificamente, a estudar o conceito de Deus, suas diversas concepções, as propriedades que teriam e, principalmente, seu estado de existência ou inexistência. Originalmente a palavra teodicéia se referia ao estudo da conciliação entre a existência de Deus e a existência do Mal. Depois passou a abarcar o estudo racional de Deus. Nisso difere da Teologia, que é o estudo de Deus a partir das informações das ditas "Escrituras Sagradas" das diferentes crenças. Então há uma teologia judaica, uma cristã, uma muçulmana, uma hinduísta e assim por diante. A teodicéia, contudo, é única.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário