Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 19 de março de 2018
Se o socialismo é estatizante, como você prefere definir, então existe uma contradição no nome do PSOL - Partido Socialismo e Liberdade?
Acontece que o nome socialismo tem um significado abrangente. Sempre que o socialismo se estabeleceu em algum lugar, ele foi politicamente estatizante e autocrático. Mas o comunismo é, teoricamente, uma forma de socialismo, no caso, não estatizante. Mesmo que os estados totalitários socialistas se autodenominaram "comunistas" e o partido único que neles existia era chamado de "Partido Comunista". Todavia nunca foram comunistas. Então o PSOL, proclamando-se socialista libertário, em verdade teria que ser comunista. Mas não é. As propostas do PSOL não são anti-estatizantes, muito pelo contrário. Só o anarco-comunismo é um socialismo libertário. Mesmo os partidos brasileiros que se denominam "comunistas", não o são, pois não pregam a abolição do estado e a diluição da propriedade por todos. O que eles pretendem, em verdade, é um "capitalismo de estado", em que o estado é o único patrão capitalista e toda a população é empregada assalariada do estado. Isso não é comunismo de jeito nenhum.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário