Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 19 de março de 2018
num jogo de bilhar, ja que voce disse que o momento linear não se conserva, então porque quando se da uma tocada em uma bola ela passa a se mover na mesma direção ou em algumas vezes, as duas bolas saem em sentido oposto? há transferencia de momentum, mesmo que não se conserve?
A conservação se dá em sistemas isolados. Então tem-se que incluir tudo que interage. No caso do bilhar, além do taco e das bolas, tem-se a mesa, a pessoa que empunha o taco, o planeta Terra, que apoia a mesa e a pessoa. As interações entre esses componentes todos transferem quantidade de movimento entre eles de modo que o total de todos é conservado. Mas se se considerar só as bolas e o taco, não. Mas há transferência entre eles. Se a interação com o resto for desprezível, praticamente a conservação se dá só entre as bolas, por exemplo. Mas tem que ser vetorial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário