Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 18 de março de 2018
Professor, a grosso modo, o que diferencia um quarto com gravidade zero todo escuro, sem nenhum foco de luz do espaço sideral? Preciso de respostas cientificas e não obvias.
No espaço sideral a gravidade não é, necessariamente zero. Se se estiver próximo de uma estrela ou planeta, ou no interior de uma galáxia, certamente que não é. Só se estiver fora de qualquer galáxia e bem afastado delas, de modo que a resultante da atração do conjunto delas se anule. Mesmo que o quarto esteja em órbita e, portanto, acelerado com a mesma intensidade que o campo gravitacional local, isto é, em queda livre, pode-se verificar se se está ou não imerso em um campo gravitacional pela medida do gradiente desse campo. Localmente um referencial acelerado é equivalente a um campo gravitacional, mas em um volume extenso não, porque o campo gravitacional sempre tem gradiente e no referencial acelerado a aceleração é uniforme. É o que se chama "força de maré". Veja estes artigos:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário