Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 27 de julho de 2019
Talvez pregue o ateismo na intenção de começar uma nova religião onde você seria o líder, quais seriam as ideias defendidas por essa religão?
De modo nenhum. Para começar, ateísmo não é religião nenhuma. Depois, algo que eu abomino são líderes. Não pretendo ser líder de nada. Acho que a humanidade tem que se livrar dos líderes. O que o ateísmo prega é, simplesmente, que deuses, espíritos, anjos, demônios e qualquer tipo de entidade sobrenatural não existem. São meros conceitos abstratos não correspondentes à realidade. Não prega nenhuma postura ética, nenhuma concepção social, política ou econômica. Não tem nenhuma organização ou instituição formal. É uma ideia. Claro que não é suficiente para que a humanidade se estabeleça e se desenvolva com harmonia, proveito, justiça, paz, sabedoria e felicidade. Mas é necessária, porque a ideia de que exista uma realidade sobrenatural, além de ser uma falsidade, é nefasta ao bem geral. Ela leva as pessoas a se conformarem com as vicissitudes e a opressão, com vista a uma recompensa na dita "vida após a morte", que não existe. Isso tolhe a luta pelo bem estar de todos na vida biológica, que é a única que existe.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário