sábado, 3 de dezembro de 2011

Ernesto quero bater mais uma vez na tecla sobre se inteirar de muitos assuntos, aprender em geral. Eu quero aprender muito, de verdade... E não tenho preguiça, mas queria saber como fazer pra chegar a um grau de conhecimento grande? Enfim, desculpa repeti

Não tem problema, pode repetir. Um dos fatores relevantes para se ter um conhecimento grande sobre muitas coisas é o tempo. Por mais que você se dedique a estudar todo dia, você só vai adquirir um grande volume de conhecimentos, se tiver boa memória, após muitos anos de estudo continuado. Não há como escapar disso. À medida que você envelhece, se você tem uma vida intelectual bem ativa, isto é, se lê, escreve, assiste filmes e documentários, conversa, discute, estuda, você vai ficando mais informado e mais sábio. Outro fator que ajuda muito a aprender é, justamente, ensinar. Porque o professor não tem a alternativa de ficar sem saber o que vai ensinar. E tem que saber, pelo menos, três vezes mais em profundidade e abrangência do que vai ensinar. A pressão faz você saber. Se você se interessa por vários assuntos, dê aula deles todos, se conseguir. Ou então, escreva apostilas sobre eles. Uma das coisas que me ampliaram muito o conhecimento de biologia, história e geografia, por exemplo foi que, ao me aposentar na UFV e ser contratado pelo Anglo, fui ser o editor de apostilas do pré-vestibular. Então tinha que revisar os textos de todas as disciplinas, pois eu era o responsável. Daí peguei uma batelada de livros sobre o assunto e conferia se o que os autores da apostila diziam era correto mesmo. Mesmo tendo um revisor de português, eu fazia a minha revisão, pois sou bom em português. Mas se esse é o seu objetivo, você tem que desistir de outras coisas, porque o dia só tem 24 horas. Há anos que não vejo mais televisão. Nem os jornais. É uma perda de tempo. Prefiro ler. Quando vai ter um bom documentário nos canais por assinatura, minha mulher me avisa e eu assisto. Ou se vai passar um bom filme. Outra coisa é dormir pouco, para não perder muito tempo. Eu durmo de 5 a 6 horas por noite, mas, às vezes, durmo só 3 ou 4. Mas você pode dormir umas 7. Mais que isso é luxo. Tente, também, aumentar sua velocidade de leitura. Não precisa fazer curso. Vai acelerando, vendo se lê em blocos de palavras, ao invés de uma de cada vez. E não se distraia. Quando estiver lendo ou estudando, desligue do resto do mundo. Eu consigo fazer isso no meio da maior barulhada. Nem sei o que está acontecendo. Viro um caramujo e me escondo em minha concha interior.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails