quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O estudo te deu convicções humanas ( as mesmas que os religiosos tem, só que em sentido inverso) certezas e convicções na realidade humana tem a mesma intensidade mesmo quando o pensamento é o oposto um do outro.

A respeito de qualquer proposição há três posições. Trata-se de uma opinião (doxa), isto é, o que a pessoa acha que seja verdadeiro pelo que sabe, sem nenhuma garantia. Pode ser uma convicção (eudoxa), ou seja, uma opinião bem sedimentada em fortes indícios de sua veracidade, mas ainda incerta. Ou, finalmente, pode ser uma certeza (episteme), isto é, um conhecimento confirmado e perfeitamente estabelecido. Certezas são poucas, a respeito do que quer que seja. Convicções eu tenho e todos as têm, e, se forem coerentes, pautam sua vida por elas. Mas as convicções estão sempre abertas a serem revistas, enquanto as certezas são inabaláveis. E opiniões eu tenho muitas e sempre as expresso e as mantenho até que me convençam do equívoco. Acho que isso é normal para todas as pessoas. O ateísmo é uma de minhas convicções, assim como o anarquismo. Estou convencido disso por tudo o que já estudei, observei e pensei. Sou capaz de defender meus pontos de vista com bons argumentos, mas me disponho a revê-los se argumentos mais convincentes me forem apresentados. Mas não vou pensar uma coisa e dizer outra para não desagradar a ninguém, como muitos fazem.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação (formspring)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails