Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 27 de novembro de 2012
Considerando que todo corpo celeste está em queda livre, e que todos os objetos caindo na vertical de um campo gravitacional, sempre se afastam entre si de forma acelerada, este fato nos permite concluir que este pode ser o motivo da expansão acelerada?
Pelo contrário. Os corpos sob interação gravitacional se atraem e tendem a se aproximar. Isso só não acontece com os corpos em órbita devido à inércia, pois eles têm uma velocidade lateral. A gravidade freia a expansão e não a acelera. A aceleração da expansão é devida a um outro campo, não gravitacional, que atua no próprio espaço. Na equação da Relatividade Geral ele é descrito pela "Constante Cosmológica", que fora proposta e depois descartada por Einstein. Mas não se sabe, fenomenologicamente, o que seja responsável por esse efeito. Mas, certamente, não é a gravidade, pois ela é oposta a ele.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário