Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 27 de novembro de 2012
Num exemplo clássico de indução eletromagnética: uma barra condutora fechando um circuito e movendo-se com velocidade constante numa região imersa num campo magnético uniforme. Há duas forças magnéticas, uma no sentido contrário ao movimento, outra na...
...direcçao da barra. A minha dúvida e se nenhuma dessas forças realiza trabalho ou se é a soma das duas que realiza trabalho nulo.
Elas realizam um trabalho de mesmo valor e sinais contrários. A força sobre as cargas livres que se movem porque o condutor se move realiza um trabalho positivo para vencer a resistência do condutor e manter a corrente. Ela é anulada pelo atrito das cargas com a rede cristalina, que aquece o fio. A força sobre as cargas devido a seu movimento na corrente dentro do fio realiza um trabalho negativo em sentido oposto ao movimento do fio, o que garante a conservação da energia, já que esse movimento do fio requer um trabalho positivo do agente que o faz mover. O trabalho positivo do agente é transformado em um trabalho sobre as cargas para criar corrente, que é transformado em calor para aquecer o fio. A energia é conservada.
A potência para puxar o fio é a necessária para vencer a força magnética sobre a corrente e vale P = Fv = (Bil)v = B(E/r)lv = B(Blv)lv/R = B²l²v²/R
A potência que aquece o fio vale:
P = E²/R = (Blv)²/R, exatamente a mesma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário