Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 13 de novembro de 2013
Professor, por qual razão os cristãos são tão contrários ao comunismo e ao esquerdismo? Isso é algo totalmente absurdo! Edson Macedo
Em verdade há uma fação católica, dita "Teologia da Libertação" que tem afinidade com as idéias socialistas, esquerdistas e comunistas (note que esses três conceitos são distintos). Todavia a linha mestra da doutrina cristã é infensa a essas considerações porque, em sua origem, elas cometem dois pecados. O primeiro é o igualitarismo, isto é, a recusa à hierarquia e à estratificação social que, no fundo, não admite que ninguém possa ser superior a ninguém e, logo, nem Deus. O segundo é relacionado ao primeiro. Apesar de toda a pregação caridosa, no fundo a concepção cristã considera que as desigualdades são justas. O que se prega é a ajuda aos pobres e não a erradicação da pobreza. Isso são propostas comunistas, esquerdistas, socialistas. Há mais. Marx já dissera, o que foi confirmado por Lênin, que "A Religião é o ópio do povo", querendo dizer que a esperança na beatitude em uma vida eterna mina a disposição de luta contra toda opressão das classes dominantes. E que é preciso se construir o paraíso aqui na Terra mesmo e não no céu. Realmente, os fundamentos comunistas são evolucionários e materialistas no sentido de considerar que as forças que produzem as relações e os conflitos sociais são provenientes da busca da felicidade terrena, pela posse dos meios de produção e seu uso a serviço do bem estar material do povo. A grande birra da Igreja é contra o comunismo "ateu". De fato, o comunismo, especialmente anarquista, não se coaduna bem com concepções religiosas. Mas pode admiti-las. De modo geral, a estrutura organizacional das religiões não é democrática e o comunismo de verdade é. O que não foi nada democrático foi a farsa de comunismo que se implantou na União Soviética, em seus satélites e nos países que lhes imitaram o regime da malfadada "Ditadura do Proletariado", que não é nada comunista.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário