Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Professor, por que alguns ateus insistem na falácia : "Não é possível provar que algo não exista", ora, não é possível provar que não existem dinossauros na Terra? Eu não posso provar que não existe um urso gigante na minha casa? O que o senhor acha sobre essa falácia ? Ittalo Nyxon
Isso não é falácia. Não é bem assim. Você pode provar que algo não existe se examinar em todos os lugares e momentos ou se conseguir uma demonstração lógica disso. Caso contrário, tem que supor que não existe pelo fato de não ter sido detectado. Mas tem que admitir que não é impossível que exista. No caso do urso gigante, há como verificar. No caso dos dinossauros, não se pode garantir, uma vez que não se examinaram todos os lugares da Terra. Mas... como se examinou grande parte e não se achou nenhum, pode-se ter uma boa base para se dizer que não existem mais. No caso de Deus, não se tem registro de nenhuma ocorrência inconteste de seu aparecimento e nem há provas cabais de sua existência. Então, também pode se supor que não exista, com boa segurança. Mas não certeza.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário