quarta-feira, 13 de novembro de 2013

socrates disse uma das frases mais importantes para evolução do ser humano: ''só sei que nada sei.'' , então devemos compreender que ha coisas que estão alem dos nosso 5 sentidos , vc diz que não ha sentido na vida , então por que vives , sabendo que morrerá??

Porque a vida existe para ser vivida. E, como temos inteligência, podemos encontrar um sentido pessoal para ela. O fato de que sei que vou morrer e acabar tudo não é razão para eu deixar de viver. Inclusive porque esse intervalo entre meu nascimento e minha morte é um privilégio raríssimo de que gozo. Devo aproveitá-lo ao máximo, porque não vou ter outra chance. E o sentido que atribuí à minha vida, pelo qual considero que ela seja válida, é, justamente, espancar a ignorância e levar a luz do conhecimento ao máximo de pessoas. Cultivar a beleza, a bondade, a solidariedade, a verdade e fazer o bem. Isso me traz uma imensa satisfação que faz com que viver seja, para mim, muito prazeroso. Amar e ser amado, enfim, é o que faz a vida valer. Não é preciso que ela tenha nenhum sentido superior a ela mesma, exterior a ela. Quanto aos sentidos, claro que há coisas e fatos que eles não captam (aliás não são só cinco, mas uns vinte). Mas a mente pode cogitar de tudo isso. E pode, até, haver algo que nem a mente possa cogitar. Todavia, então, não há nem como especular o que seja. Muito menos supor que seja alguma divindade ou alguma vida eterna. Pautar a vida pela suposição da veracidade disso é um despautério, pois não há nenhum indício de que assim o seja. Há que se viver pelo que se pode cogitar que haja e aconteça. E nisso há muito o que se fazer. Especialmente para disseminar o bem e erradicar o mal.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails