terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Como o senhor consegue ser tão inteligente? Tem alguma explicação ciêntifica para isso?‎ É o gigante ;3

A inteligência de uma pessoa tem duas origens. A primeira é genética e tem a ver com a história de inteligência de sua ancestralidade. Isso foge ao controle da pessoa, pois, depois que se nasce não se pode mudar quem sejam seus pais. Mas o fator genético também tem a sua aleatoriedade, pois a combinação de genes dos ancestrais não é pré-definida e depende de qual espermatozoide fecundou qual óvulo, o que tem um grande componente casual. O outro fator, importante também, é o estímulo, especialmente na tenra infância. Isso depende mais dos pais e, depois, da escola. Tive sorte de ser criado por um pai e uma mãe que me estimularam muito na infância. Me propunham desafios e não cuidavam de tudo para mim, deixando que eu me virasse sozinho. Inclusive é bom deixar a bebê sentir um pouco de fome antes de alimentá-lo (um pouco só). Isso estimula o cérebro a criar conexões, que é o que produz a inteligência. Ademais, durante toda minha vida escolar, me acompanharam nos estudos em casa e me propiciaram abundante material de leitura e de treinamento de habilidades, como laboratório de química ( http://bit.ly/13Witk2 ), jogos mecânicos de montagem ( http://bit.ly/13WhX5z ), puzzles, além de jogarem, comigo e minhas irmãs, muitos jogos desafiantes. Me levavam a visitar museus, zoológicos e a fazer passeios instigantes, durante o que iam conversando comigo sobre o que estava sendo visto. Isso faz com que a criança passe a considerar o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades como algo extremamente prazeroso, deslumbrante, cativante. Isso fica para o resto da vida.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails