domingo, 8 de dezembro de 2013

O Sr. estudava quantas horas por dia quando estava no ensino médio?‎ Kaleb Vasconcelos

Com relação à matéria das aulas, não estudava muito não. Eu diria que, em média, de uma a duas horas por dia, fora da aula. É que eu participava muito ativamente das aulas, perguntando muito, de modo que, em geral, já saía da aula sabendo tudo o que fora dado. Então eu podia dedicar mais tempo para estudar um monte de outros assuntos interessantes que eu queria saber, como filosofia, física quântica, relatividade, astronomia, cosmologia, linguística, geologia, mecânica, eletrônica, desenho, música, história da China e da Índia... muita coisa gostosa de saber e mais interessante do que o que era ensinado na escola. No científico eram separadas as turmas de exatas, humanas e biológicas e eu fiz exatas. Mas estudei biologia por minha conta, porque gostava, especialmente de biologia molecular e evolução. Mesmo assim, sempre fui o primeiro aluno da turma e tirava excelentes notas. E quando eu estudava, em geral, só estudava a teoria. Quase não fazia exercícios e problemas. Para mim, sabendo a teoria, qualquer problema que aparecesse eu resolvia. Daí achava que era perda de tempo ficar estudando muito. Também não estudava em grupo, a não ser que fosse para ensinar para os outros. Isso eu fazia muito. Mas para aprender, tinha que ser sozinho. Então eu arranjava vários livros, além do adotado e via o assunto de diferentes pontos de vista. Isso é ótimo para o aprendizado. Inclusiva porque dá para você discutir com o professor, quando ele fala besteira.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails