Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
Por que algumas pessoas insistem em dizer que não houve comunismo na Rússia, que não houve neoliberalismo no Brasil e outros países latinos nos anos 90? Só por que não chegaram aos finalmentes? Foi o que então? O avanço de capitalismo na Rússia e o recuo do mesmo no Brasil... Leinadv
O que foi chamado de comunismo na União Soviética e seus satélites, em verdade foi um "socialismo de estado". No comunismo propriamente dito os trabalhadores não são empregados do estado e nem as empresas são estatais. Elas são dos trabalhadores, que são seus sócios e não seus empregados. Podem também ser de sindicatos, mas os sindicalistas são co-proprietários e não empregados. Além desse aspecto econômico, politicamente, o regime soviético foi totalitário, com um simulacro de democracia de partido único. O neo-liberalismo é um sistema capitalista com um controle estatal quase inexistente. No Brasil, o capitalismo, mesmo sendo bem agressivo, possui um controle estatal e uma regulamentação governamental muito grandes para que seja considerado neo-liberal. O que acontece é que o governo se dobra aos desígnios dos detentores do poder econômico, mas a estrutura não é flexível como entende que tenha que ser o neo-liberalismo que é quase um anarco-capitalismo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário