Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 5 de março de 2014
Fé em Deus significa confiar nele para guiar nossa vida. Tal confiança pode, e deve, ser racionalmente justificada. Não há contradição alguma entre as definições de fé (confiança) e razão, como o senhor faz parecer. Na verdade, ambas caminham juntas, promovendo uma visão integral da pessoa humana
Não! Fé em Deus é considerar que ele existe. Confiança em Deus é que é considerar que ele, existindo, proverá o desenrolar da vida da pessoa. Fé, absolutamente, não é racional, de modo nenhum. A fé não tem fundamento em evidências e nem provas. Se tivesse não seria fé, seria conhecimento. Se se soubesse que Deus existe, não se teria fé nisso e não haveria nenhum ateu. Há quem suponha que Deus exista e não tem confiança nele, pois considera que ele não se ocupa com a vida das pessoas, como são os deístas. Essa distinção dos conceitos de fé e confiança é uma questão de semântica que não tem nada a ver com nenhuma visão integral da pessoa humana. É, apenas, o significado das palavras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário