terça-feira, 15 de abril de 2014

O buraco negro morrerá? A matéria (energia) que ele sugou será reposta ao universo? Ela se perde ? Se a lua ( ou outro corpo celeste) for destruído por uma arma que desintegra a matéria, fazendo-a evaporar, o que acontece com o eixo-gravitacional da terra? Saímos do equilíbrio ?A terra se locomove ?‎

O buraco negro já é morto, no sentido de que é uma estrela colapsada que não gera mais energia e nem consome. Apenas pode receber acréscimos de massa se algo se aproximar o suficiente dele para ser tragado (mais perto do que seu horizonte de eventos). Mas ele faz parte do Universo. A matéria que cai nele não sai do Universo. Fica lá mesmo. Continua exercendo seu puxão gravitacional. Se o Sol se tornasse um buraco negro os planetas continuariam orbitando-o. Só que ele não mais emitiria luz. Mas o Sol não tem massa para se tornar um buraco negro. Seu destino final será uma anã branca e, depois, muito depois, uma anã negra.
Evaporar é diferente de desintegrar. Se a Lua se transformasse em vapor (sublimasse, pois é sólida) esse vapor de Lua continuaria com o centro de massa onde a Lua está, orbitando a Terra e o Sol. Isso não perturbaria o eixo de rotação da Terra. Ao longo do tempo, esse vapor iria se dispersar pelo espaço. Mas a Terra continuaria sua órbita em torno do Sol e sua rotação em torno de si, do mesmo modo.
Uma desintegração poderia ser a transformação da Lua em fragmentos sólidos. Se isso fosse provocado por uma explosão interna, aconteceria o mesmo que com a vaporização, ficando o centro de massa dos fragmentos orbitando a Terra. Com o tempo eles também se dispersariam. A diferença é que, sendo fragmentos sólidos, e não gases, ao chegarem à Terra entrariam na atmosfera como meteoritos, podendo causar bons estragos, por serem muitos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails