Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 15 de abril de 2014
Porque o que eu aprendo eu esqueço muito fácil? Por exemplo... o professor ensina algo dentro de sala de aula, e eu entendo TUDO, só que no outro dia eu não lembro quase nada!
Porque você não faz o reforço que leva o cérebro a conferir relevância ao aprendizado e, daí, fixá-lo no córtex, durante o sono. O aprendizado se dá pelo entendimento e pela fixação. O entendimento ocorre, durante a aula ou no primeiro estudo, quando autodidata. A fixação se dá num segundo momento, em que o mesmo assunto é revisitado. Isso faz com que o cérebro confira importância a ele e, no sono, o transfira da memória de curta duração, no hipocampo, para a de longa duração, no córtex. Mas a revisita tem que acontecer sob duas condições. Tem que ser espaçada temporalmente da primeira abordagem e tem que acontecer no mesmo dia, antes que se vá dormir. O ideal é ter aula pela manhã e estudar o assunto de cada aula, no mesmo dia, à tarde ou à noite, deixando a noite ou a tarde para o lazer. Se se trabalha, suprime-se o lazer. Mas antes de dormir. Nesse momento de estudo é preciso fazer um resumo esquemático e recapitular o assunto como se fosse dar uma aula sobre ele. Sem a possibilidade de não saber o que for ensinar. Isso é neuropedagogia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário