Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 15 de março de 2018
como se faz pra saber a energia média das particulas que existia no big bang, através da temperatura? como se sabe a temperatura do universo naquela época? você falou que temperatura é a medida da energia das moléculas, existia moleculas naquela época do big bang?
Não necessariamente de moléculas, mas das partículas formadoras do sistema, que podem ser íons, núcleons, ou quarks e elétrons. Temperatura é a densidade de energia por partícula. Mas se pode estender esse conceito para campos, que não são partículas, como sendo a energia por volume do campo. Só que a constante de proporcionalidade, então, não será a de Boltzmann. No Big Bang não havia partículas, só campos. Elas se formaram 10^(-43) segundos depois. A temperatura é calculada por extrapolação, já que é inversamente proporcional ao volume do Universo. Então, a partir da medida da taxa de expansão, tirada do índice de desvio para o vermelho a diferentes distâncias de nós, pode-se achar de quanto o volume de qualquer porção do Universo aumentou de um momento considerado até hoje. Isso é o quanto a temperatura diminui desse momento até hoje. Considera-se a temperatura do Universo como sendo a temperatura de sua radiação de fundo, tirada da aderência de seu espectro a um espectro de radiação de corpo negro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário